O que é o momento?
Durante o dia-a-dia vejo pessoas andando de um lado pro outro com pressa. Sem tempo. Mas, o que significa o tempo quando se é um escravo dele? Muitas vezes a ilusão de um coletivo que tem sentimentos semelhantes aos meus faz com que me acomode e passe a suportar a realidade. Não pratico a violência, mas aos meus olhos ela passa a ser algo comum. Não faço muito para mudar o meu meio porque existe um falso sentimento dessa incapacidade, condicionado pela crença de que somos todos limitados.
Mas... Quem impôs essa limitação? Quem disse que os caminhos existem e devem ser seguidos? Observando o exemplo de poucas e boas personalidade percebo que caminhos não existem, eles simplesmente esperam por existir. Cabe a mim e a você enxergar, acreditar na possível realização desses caminhos que me esperam aceita-los . Desse modo estaremos nós mesmos buscando uma forma de expressão daquilo que verdadeiramente somos. Nossas ações seriam um reflexo da essência que as motivam.
Trilhamos diversos caminhos. Pulamos de um muro para outro, ou de um muro para uma arvore. Mas na verdade estamos construindo a nossa liberdade, por que diante do desafio somos forçados a encarar aquilo que somos. A forma mais elementar e simples por trás de nossas mascaras cotidianas.... Quando estamos prestes a fazer algum movimento, e temos a consciência de que temos que acerta-lo ( não so para mantermos nossa integridade física, mas para fortalecermos nossa integridade mental) por um momento toda a ilusão de realidade à nossa volta e dentro de nós mesmos desaparece. Naquele momento não existe “o que os outros vão pensar se eu fizer isso?”, não existem preocupações simples e fúteis, não existe hesitação, dúvidas sobre o futuro, memórias do passado, e muito menos o medo. Nada mais te acompanha nesse desafio. É só você... e aquilo que você quer. É o momento em que só a minha estrutura mais simples de ser humano é posta à prova e, sentindo a simplicidade de acreditar no movimento, posso enfim construir minha liberdade. Aprendendo quem eu sou, o que quero deixar aqui e para onde quero ir. Meu nome é Lucas Oliveira Mourão e isso pra mim se chama parkour.
Satisfação
Há 15 anos

Postagem linda, Sapo. Sabe o que eu enxergo? Que essa a definição de como você sente esse momento é o que difere você de um praticante sério de um que está ali pela zuação. Já vi muita gente perguntar "o que é ser um tracer?". Eu acho um elitismo muito grande eu responde-la, mas acho que essa reflexão que você chegou sobre o momento é meio caminho andado para se tornar um. A tal filosofia, todos os conceitos absorvidos, todo o trabalho físico executado culminam praquele momento, você e o que você faz. É essa uma das maiores armas do parkour e eu desejo do coração que muitas pessoas, assim como você, tornem-se capazes de percebe-la.
ResponderExcluirBjo.
Pra começar: texto muito bem escrito, gostei; Mas o mais importante do texto foi a ideia.
ResponderExcluirGostei muito do que você escreveu e como você relacionou a liberdade às limitações que nós mesmos nos acomodamos como "normal", algumas das coisas que você falou soaram com coisas que já senti também. Gostei muito de ver alguém trabalhando e pensando sobre a filosofia não só do Parkour, mas também da vida, de forma inteligente. Não preciso dizer... continue com o blog. ^^
Bjus.
Scooby.
Muito legal lucas =)
ResponderExcluirabraço!
Adorei, espero q acompanhando eu entenda um pouco da filosofia do parkour.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmt bom, mt bom msm!O Lucas como sempre todos esses anos me surpreendendo.
ResponderExcluirEntender o Parkour definitivamente é uma maneira de inovar não só no modo de vizualizar o mundo como tbm artisticamente, e ainda por cima de uma maneira inteligente e divertida.Além de mudar sua postura para p/ uma mais centralizada, inovadora e focada em analizar o que está a sua frente.Já que o praticante de parkour tem de superar obstáculos e adversidades, que é o que o leva a querer sempre mais e mais(inovando sempre em seus saltos e tudo mais)
Muito legal!Sou uma daquelas pessoas que o Lucas influenciou e definitivamente praticará esse esporte magnífico que é o Parkour
VLW kra! mt bom seu blog